quarta-feira, 16 de maio de 2012

Diálogos africanos: um continente no cinema




Alguns professores do CEM11 participaram (no sábado, 12/05)  do seminário “O cinema africano no ensino da história e cultura afro-brasileira” ministrado por Carolin Overhoff Ferreira, professora de cinema contemporâneo da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo). O curso integra o projeto audiovisual “Diálogos africanos – um continente no cinema”, mostra de filmes no CCBB Brasília de 15 a 20 de maio e no Instituto Cervantes de 23 a 27 de maio.

Os filmes mostram a realidade africana a partir de quatro perspectivas: filmes realizados no continente, filmes realizados em co-produção internacional, filmes produzidos por estrangeiros e filmes realizados por africanos exilados ou descendentes.

Com curadoria de Carolin Overhoff Ferreira, a mostra de filmes dá protagonismo ao cinema do continente africano e procura mapear os complexos diálogos sobre sua história a partir de um leque de olhares. Os cineastas que têm os longas exibidos dialogam com o país apresentando visões complexas e diversas de sua realidade contemporânea.

E na sexta-feira, 18/05, 70 alunos do CEM111 (selecionados pelos professores participantes do seminário) assistirão aos seguintes filmes da mostra:

Cor de Fundo Fond de Teint (França, 2005). De Marie- Louise Mendy. Com Aïssa Maiga, Manuelle Molinas, Yogan Gomis. Cores/10min. 
Safi, uma jovem mulher africana, vai procurar seu filho mestiço afro- europeu no jardim de infância. Chegando na escola seu filho a olha como se a olhasse pela primeira vez. Estranhamente distante e deprimida depois deste dia, ela descobre pouco à pouco a razão de seu mal estar: a diferença de cor entre suas peles.

Tempestade da terra, Fernando D’Almeida e Silva (Portugal, 1996, 112 min, 35mm). Retrata uma amizade que transpõe diferenças políticas, sociais e raciais, reconstituindo o colonialismo em Moçambique nos anos de1950 e 1960, a guerra colonial e a independência do país.


O Centro Cultural Banco do Brasil - Brasília oferece mensalmente uma rica e diversificada programação cultural. Algumas delas são agendadas gratuitamente para os alunos das escolas públicas do DF, pelas respectivas escolas. Confirmado o agendamento, são disponibilizado ônibus para o transporte destes alunos.  


Confira a programação mensal completa acessando bb.com.br/cultura


O CCBB, também, disponibiliza ônibus gratuito, identificado com a marca do Centro Cultural para as pessoas que se interessarem em participar de eventos culturais. O transporte funciona de terça a domingo, das 11h às 23h, saindo do Teatro Nacional, Hotel Nacional, Galeria dos Estados, entre outros. 


Local: Centro Cultural Banco do Brasil - SCES, Tr. 2, Conjunto 22 - Asa Sul 

Nenhum comentário:

Postar um comentário